Cada centavo vale a pena! | Alê Prates

Cada centavo vale a pena!

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27/03/2019
Alexandre Prates
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Nos próximos artigos darei ênfase em textos sobre vendas. E por que eu quero fazer isso? Porque eu quero te ajudar a vender mais! Eu quero ajudar os profissionais a potencializarem a performance de venda, construindo resultados satisfatórios para as organizações.

Primeiramente, os vendedores precisam urgentemente excluir do seu cotidiano um conceito amplamente difundido: FAZER O MELHOR POSSÍVEL.

Agora, vamos começar falando sobre ter atenção aos detalhes. O princípio de um ótimo desempenho é estar atento a cada mínimo detalhe.

Como nos preocupamos muito com o resultado, nossa energia é desperdiçada em preocupações excessivas, que nos levam a pensar macro quando deveríamos focar nas ações micro. Focando nas ações micro é que nos levará ao pleno resultado.

Por exemplo: Imagine um vendedor que precisa atingir um resultado de R$ 500 mil. Se a sua cabeça estiver voltada para esse número, provavelmente não dará atenção aos clientes que compram R$ 10 mil pois, em relação à meta, é um valor insignificante. O que vai acontecer? Esse cliente não merecerá a atenção necessária, pois o vendedor estará focado em clientes que trazem números mais expressivos. Acontece que, para chegarmos ao resultado expressivo, é preciso focar também na micro ação. O cliente que compra pouco pode voltar a comprar mais vezes e até apostar em compras maiores. Por isso é essencial dar atenção necessária a qualquer cliente.

Percebe a importância dessa atitude?

Veja outro exemplo: O cliente comprou um par de tênis que custa R$ 300,00. Mas, e o par de meias que custa R$ 10,00? Esse valor representa pouco mais de 3% do total da venda. Você acha pouco? Mas somando os 3% de um, 4% de outro e 5% de outro, no final do mês você vendeu o equivalente a dois ou três pares de tênis, focando apenas nos detalhes. Isso é chamado de venda adicional, que significa uma oportunidade de aumentar o faturamento, elevando o ticket médio.

Não precisamos de grandes soluções, basta olhar para as pequenas ações que, somadas e potencializadas, trarão grandes resultados para sua loja. Lembre-se: o seu melhor desempenho está nos detalhes!

Como a maioria já sabe, recentemente eu lancei um livro cujo tema é sobre engajamento, chamado “Não Negocie com a Preguiça”. Neste livro, eu reservei um espaço para explicar como construir um método de gestão para lojistas. E agora, estou lançando a minha nova palestra: “Não Negocie com a Preguiça na área de vendas”, em que perguntas sobre como engajar as pessoas com os resultados; como intensificar a participação individual e coletiva e como evitar os sabotadores cotidianos, serão respondidas. Para saber mais, entre em contato comigo!



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