Como encontrar o seu ponto de diferenciação? | Alê Prates

Como encontrar o seu ponto de diferenciação?

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05/12/2018
Alexandre Prates
Sem categoria
2 comentários

Vou contar uma breve história minha. Aos 22 anos de idade, eu vivia a pior fase da minha vida. Estava sem dinheiro, tinha perdido meu carro e estava dormindo na sala da casa de um amigo. Eu não estava tendo o controle da minha vida, mas mesmo assim, acreditava que as coisas se resolveriam logo.

Um dia, enquanto dormia, senti algo estranho em meu pescoço. E por um reflexo, dei um tapa e esmaguei uma barata. Levantei rapidamente, fui ao banheiro me limpar e ao retornar passei pela cozinha e observei que na pia, em meio a louça suja, dezenas de baratas faziam a festa em nossa bagunça. Não consegui dormir naquela noite, me sentindo um lixo por permitir estar naquela situação.

E o que aconteceu logo em seguida eu costumo chamar de incômodo produtivo. Toda aquela revolta em estar naquela situação, eu transformei em uma vontade intensa em mudar a minha vida. Eu percebi que as coisas não se resolvem e sim, nós que resolvemos as coisas.

Eu precisei desse tapa na cara para desenhar projetos, procurar novas oportunidades e mudar a minha realidade. Eu precisava acelerar a minha carreira e fiz isso. Dessa maneira reencontrei a minha autoconfiança e dignidade.

E essa aceleração começou com uma provocação necessária que faço a todos os meus clientes: qual é o seu ponto de diferenciação?

A sua aceleração de carreira será proporcional ao seu nível de destaque. Eu levei alguns meses para descobrir o meu, pois eu não tinha método, nem consciência disso. Mas, eu me dei conta de que eu tinha algumas características que me destacavam dos demais. E só quando eu percebi isso, que eu me tornei notório para o mercado.

Como você pode encontrar o seu ponto de diferenciação?

Um diferencial começa a ser percebido quando você se destaca resolvendo problemas comuns:

Investigue os problemas comuns em seu segmento, as principais dores do mercado, da empresa, veja os concorrentes, clientes, investidores. Enfim, todo o contexto que envolve a sua atuação.

Em seguida, dos problemas encontrados, separe um e construa a sua linha de ação para combater aqueles que envolvem as suas aptidões. Pense nos detalhes, nas estratégias e aplique um método. Corrija as etapas, mensure os resultados e aí, comunique o seu método: ensine a outras pessoas.

Ser um solucionador de problemas é um passo fundamental para começar a sua estratégia de diferenciação. A sua carreira merece essa aceleração.

Um abraço,
Ale Prates



2 comentários realizados

  1. Postado em 5 de dezembro de 2018

    Adorei o texto e história em geral (rs).
    Seus texto inspirando cada vez mais

  2. MILTON NAKAMURA diz:
    Postado em 6 de dezembro de 2018

    Legal

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