Como manter a equipe engajada | Alê Prates

Como manter a equipe engajada

BLOG

29/11/2018
Alexandre Prates
Sem categoria
Nenhum comentário

Colaboradores são partes fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa, e, seja qual for o tipo da sua empresa, se os seus colaboradores não estiverem engajados, os clientes também não estarão.

Pessoas engajadas se esforçam em contribuir para os resultados da empresa, fazem o que precisa ser feito, com energia e entusiasmo, além de trazer opiniões e estratégias para o crescimento da empresa.

Se você cobra comportamento da sua equipe, e tem que lembrar a todo momento aquilo que é de responsabilidade delas, quer dizer que você não tem uma equipe engajada e sim comprometida. Quando você tem hoje uma equipe que discute sobre estratégias, discute sobre resultado, e a sua cobrança é muito mais para potencializá-las do que para que elas tenham que fazer aquilo que é necessário fazer, isso é uma equipe engajada.

Equipe engajada é aquela que discute resultados, equipe comprometida é aquela que você vive cobrando comportamento.

E como manter a equipe engajada?

1) Feedback

Fazer feedback regularmente ajuda a manter os colaboradores engajados. Esse é o momento para cobrar, reconhecer, ajudar e engajar. Cobre se o seu colaborador não está trazendo resultados, entenda o porque está ocorrendo isso e ajude fornecendo palavras de apoio e dicas de como melhorar. E reconheça, por mais que às vezes não traga resultado para a empresa. O reconhecimento é o impulso que leva à realização e isso ajuda o colaborador a participar mais e melhor.

2) Liderança inspiradora

Líderes competentes e proativos são importantes para manter o engajamento da equipe. Descubra o que motiva os colaboradores, entenda as necessidades e ambições deles, invista seu tempo para compreender como o local de trabalho pode ser melhorado. Um líder inspirador é aquele que consegue extrair o melhor das pessoas, ensinando o caminho, desenvolvendo e formando profissionais de verdade.

3) Autonomia e Valorização

Cada profissional tem habilidades e características diferentes. Descubra quais os colaboradores tem e você não, e peça para que eles te ensinem. Isso vai fazer com que eles se sintam importantes e valorizados. Além disso, a valorização também envolve autonomia para tomar decisões e oportunidades de enfrentar desafios: se o seu colaborador vier com algum problema ou questão, não dê a resposta imediatamente. Instigue-o ajudando a encontrar suas próprias respostas, escutando atentamente e auxiliando no que for possível. Envolva a equipe em decisões e faça com que eles se sintam significativos para a empresa, isso com certeza vai mantê-los engajados.

4) Reconhecimento e Oportunidades

Como eu já havia dito, reconhecer os esforços do colaborador é importante para que o mantenha engajado. Elogia-o sempre que puder, e se possível, converse sobre o desenvolvimento de sua carreira. A oportunidade de crescer na empresa ajuda o colaborador a progredir e produzir cada vez mais.

5) Interesse pelas pessoas

Ajude as pessoas a desempenharem, assim você terá um time implacável. Se o colaborador não estiver em um dia bom, pergunte como pode ajudá-lo a se sentir bem. Estar interessado é realmente querer ajudar o outro, independente de suas metas diárias. É compreender que ali tem um ser humano e não apenas um profissional que lhe ajuda a alimentar suas planilhas de faturamento.

Nos meus textos sempre farei questão de mostrar o quanto você pode ir além.  Faça parte da minha lista VIP, cadastre-se: http://www.alexandreprates.com.br/lista-vip/.

Um abraço,
Ale Prates



Nenhum comentário realizado!

Deixe seu comentário

Voltar