Como o líder pode contribuir com os resultados? | Alê Prates

Como o líder pode contribuir com os resultados?

BLOG

08/04/2019
Alexandre Prates
Sem categoria
Nenhum comentário

Sendo líder! Resposta simples e óbvia. Se no artigo anterior eu comentei sobre as vendas além dos números, neste artigo vou falar um pouco sobre liderança.

A liderança é a base de tudo. Quando vemos um time de vendas de alto desempenho, pode ter certeza de que a frente desse time tem um líder de alto desempenho. Um líder capaz de motivar, cobrar, desenvolver e, principalmente, fazer as pessoas brilharem, crescerem e se tornarem pessoas melhores. Um líder justo, que exige o melhor, pois se entrega ao time da mesma forma. Um líder que tem coragem de prometer e caráter para entregar. Um líder que vibra com os resultados do outro e que está sempre disposto a evoluir com as pessoas.

Veja algumas dicas de como sua liderança pode contribuir para os resultados da sua equipe:

  •  Seja presente e pratique a presença: Esteja perto, oriente, ajude, cobre, reconheça. É muito importante um líder estar presente e praticando a presença nos processos de seus colaboradores. Líderes competentes e proativos são importantes para manter o engajamento da equipe. Descubra o que motiva os colaboradores, entenda as necessidades e ambições deles, invista seu tempo para compreender como o local de trabalho pode ser melhorado. Um líder inspirador é aquele que consegue extrair o melhor das pessoas, ensinando o caminho, desenvolvendo e formando profissionais de verdade.
  • Converse com as pessoas: É o mínimo que um líder precisa fazer, mas que acaba não fazendo. Não fique tão focado nos seus processos, o seu foco deve ser nas pessoas. Mas não converse apenas sobre metas, problemas, processos, fale sobre futuro, sonhos, desejos. Se o colaborador não estiver em um dia bom, pergunte como pode ajudá-lo a se sentir bem. Estar interessado é realmente querer ajudar o outro, independente de suas metas diárias. É compreender que ali tem um ser humano e não apenas um profissional que lhe ajuda a alimentar suas planilhas de faturamento. Isso humaniza uma empresa e permite que ela tenha alma.
  •  Convide as pessoas para participar: Quando você toma todas as decisões sozinho, você corre dois riscos: o primeiro é não engajar as pessoas, pois, se eu não participo eu acabo não me sentindo parte. O segundo é criar uma equipe dependente, que segue normas, modelos prontos, logo, não conseguem pensar estrategicamente. Convide as pessoas para participar das tomadas de decisão, da resolução de problemas, da construção das estratégias. Por exemplo, se o seu colaborador vier com algum problema ou questão, não dê a resposta imediatamente. Instigue-o ajudando a encontrar suas próprias respostas, escutando atentamente e auxiliando no que for possível. Envolva a equipe em decisões e faça com que eles se sintam importantes. É isso que constrói os mais fortes times de vendas.
  •  Treine as pessoas: Nunca canse de fazer isso. Treinamento é a chave do sucesso em vendas. Mas, permita-me fazer um alerta: o melhor treinamento do mundo, ministrado pelo profissional mais conceituado do mercado, jamais terá o mesmo resultado que um feedback dado na hora certa. As pessoas aprendem pelo exemplo, pela prática, portanto, fique atento aos ensinamentos diários que você pode e deve fornecer para as pessoas. Proporcione treinamentos externos para ampliar a visão, mas treine diariamente as pessoas na prática para consolidar o melhor de todos os aprendizados: o exemplo.
  • Conquiste as pessoas: As pessoas não se envolvem com uma empresa e sim, com o líder. Uma empresa não passa de um CNPJ, a liderança é que constrói a alma do negócio. Seja uma pessoa positiva, autêntica, justa, firme e, principalmente, preocupada com o futuro das pessoas. Se você agir dessa forma, se tornará exemplo de conduta, logo, as pessoas o seguirão. As pessoas se inspiram pelos grandes exemplos, seja um!

Seu time precisa entregar resultados? Então a minha palestra “Resultado – A liderança além dos números” foi feita especialmente para você. Esse tema é perfeito para equipes que precisam melhorar o foco, aumentar a produtividade e, principalmente, acreditar que podem buscar os resultados. Eu quero te apresentar o resultado de uma maneira inédita e surpreendente, que ultrapassa o atingimento metas. Um conteúdo instigador que provocará a busca de uma liderança que está além dos números. Para mais informações, entre em contato comigo!

Um grande abraço,
Alê Prates  



Nenhum comentário realizado!

Deixe seu comentário

Voltar