Cuidado ao conviver com pessoas melhores que você! | Alê Prates

Cuidado ao conviver com pessoas melhores que você!

BLOG

03/12/2018
Alexandre Prates
Sem categoria
Nenhum comentário

Quando era muito novo, recebi um conselho da Dona Clara, minha mãe: “Conviva com pessoas melhores do que você!”. Embora esse conselho tenha sido vital para a construção da minha trajetória, eu demorei para entender os riscos dessa convivência.

Convivi com pessoas que eram melhores do que eu, mas que por estarem em um patamar “acima”, utilizavam esse motivo para menosprezar e diminuir o meu valor. Não contribuíram em nada na minha vida e foi muito frustrante. Isso acontece tanto em relações pessoais, como no mundo corporativo.

Em certos momentos da nossa trajetória profissional, precisamos conviver com pessoas que são mais preparadas do que nós, seja pela sua condição financeira, atributos profissionais, experiência, entre outros. E mesmo que essa pessoa não tenha uma troca recíproca com você, ainda assim você suporta a convivência, pois os ganhos compensam o desequilíbrio da relação.

Mas, mesmo que o mundo dos negócios nos obrigue a relações mais superficiais e pouco recíproca, a pergunta que fica é: por quanto tempo é possível suportar isso? Até quando você aguenta a humilhação do seu sócio, ? Ou quantas noites você vai passar em claro por ter que conviver com aquele chefe que lhe explora, mas que lhe oferece oportunidades de aprendizado e crescimento?

Por mais que você seja uma pessoa resiliente, não permita que isso torne realidade, pois poderá afetar a sua energia, fazendo com que você diminua o seu trabalho e o seu engajamento.

Relacionamentos saudáveis no mundo dos negócios, assim como na esfera pessoal seguem uma regra: complementaridade e entrega.

Complementaridade

A pessoa será melhor do que você em alguns aspectos e você melhor do que ela em outros. Essa complementaridade é o primeiro passo para que exista admiração mútua e um senso de necessidade de evoluir para continuar merecendo essa admiração.

Entrega

É o real desejo de contribuir com a evolução do outro. Quando existe entrega, estar ao lado de alguém melhor do que você faz um bem considerável para a sua vida, em todos os contextos que lhe cercam.

Se houver isso, ambos colherão bons frutos para a carreira, negócios e para a vida.

Nos meus textos sempre farei questão de mostrar o quanto você pode ir além. Faça parte da minha lista VIP, cadastre-se: http://www.alexandreprates.com.br/lista-vip/.

Um abraço,
Ale Prates



Nenhum comentário realizado!

Deixe seu comentário

Voltar