Dicas para você aumentar a sua produtividade e alavancar as suas vendas | Alê Prates

Dicas para você aumentar a sua produtividade e alavancar as suas vendas

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02/04/2019
Alexandre Prates
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No último artigo eu expliquei para vocês que este mês darei ênfase a conteúdos relacionados à vendas. E ainda falei um pouco sobre a importância de estar atento aos detalhes. No artigo de hoje, darei dicas para você aumentar a produtividade e alavancar suas vendas.

Para mim, não só as empresas precisam ser mais assertivas para acertar o alvo. Os profissionais também precisam estar atentos à sua própria produtividade, agindo de maneira rápida e eficiente para conquistar os resultados. O que isso significa? Que você precisa acompanhar o que o mercado impõe. E dependendo da análise do mercado, colocar novas atitudes no seu caminho para você melhorar a sua produtividade.

Veja algumas dicas:

1- Desenvolva novas competências: Aprender coisas novas e realizá-las é essencial para qualquer carreira profissional. Para mim, o maior inimigo do sucesso a longo prazo é o sucesso a curto prazo. Portanto, é necessário que o profissional sempre aperfeiçoe suas habilidades e potencialize suas competências para não ficar para trás.

2- Planeje-se e esqueça do resultado: Eu sempre irei bater nessa tecla. Se você quer chegar ao resultado, você precisa esquecê-lo. Ao pensar o tempo todo no resultado macro, pode parecer quase impossível atingir aquele grande objetivo. O ideal é você estabelecer metas e focar-se no desempenho para atingi-las. Por isso, a minha dica é: anote tudo o que precisa ser feito em uma planilha, e isso inclui objetivos profissionais, pessoais, emocionais, financeiros e familiares. Distribua o desempenho e a evolução pretendida em pequenos passos, de forma diária, semanal e mensal. Muita gente não dá o primeiro passo porque fica perplexo diante do resultado que precisa atingir, mas é possível dividir o problema em pequenas partes.

3- Faça-o imediatamente: Sabe aquelas frases famosas: “segunda eu começo” ou “vou fazer depois do feriado”? Não faça isso. Comece hoje! Dê o primeiro passo, resolvendo tudo o que estiver em suas mãos e que depende exclusivamente de você. Precisa aprender outro idioma porque o chefe exigiu? Existem diversas pessoas que ensinam gratuitamente pelo youtube ou até mesmo por aplicativo. Pare de criar desculpas na sua mente, pois quando você deixa para amanhã, está dando um recado para o seu cérebro de que aquele objetivo nem é tão importante assim.

4- Mantenha a disciplina: Disciplina é uma prática, algo que se consegue com o tempo. Ainda que seja necessário agir com rapidez e eficiência, não se pode ter pressa para atingir o resultado final. Conseguir a satisfação de um cliente é consequência de um conjunto de ações bem-feitas e não de medidas desesperadas.

5- Construa um método de gestão: Não adianta pegar um método de gestão pronto. Você precisa estabelecer um método que de fato funcione para você. Não é porque você quer perder 10 kg que uma dieta sem carboidratos vai funcionar no seu caso. Além disso, você precisa testar o seu método: entender onde você se sabota, onde você funciona bem, o que você está gostando do método, o que você não está gostando. Construir um método é mergulhar fundo no processo para entender o que te motiva no processo e o que te sabota.

6- Foque no ticket-médio: Como eu já havia falado, você não pode perder a oportunidade de vender bem e aumentar o faturamento. Vendeu a camisa? Então venda a gravata. Vendeu a calça? Então venda o cinto. Vendeu o sapato? Então venda a meia. Qualquer R$ 5 reais a mais já vai fazer diferença.

7- Divirta-se: Você precisa encontrar um caminho que seja prazeroso para alcançar os seus resultados. Descubra a sua própria “receita” e faça o que precisa ser feito de uma maneira que você goste e seja apaixonado. Dessa forma, você irá desempenhar as suas funções com mais facilidade.

Recentemente eu lancei um novo livro cujo tema é sobre engajamento, chamado “Não Negocie com a Preguiça”. Neste livro, eu reservei um espaço para explicar como construir um método de gestão para lojistas. E agora, estou lançando a minha nova palestra: “Não Negocie com a Preguiça na área de vendas”, em que perguntas sobre como engajar as pessoas com os resultados; como intensificar a participação individual e coletiva; como evitar os sabotadores cotidianos, serão respondidas. Para saber mais, entre em contato comigo!

Um abraço,
Alê Prates



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