Os perigos ocultos do engajamento | Alê Prates

Os perigos ocultos do engajamento

BLOG

07/11/2018
Alexandre Prates
Sem categoria
9 comentários

Por essa você não esperava: alguns textos falando sobre os benefícios do engajamento e agora essa. Mas apesar de ser importante adotar o engajamento como um estilo de vida, é necessário se preparar com algumas consequências que podem aparecer no decorrer da vida. Sim, existe os perigos ocultos do engajamento.

Reciprocidade: Nem sempre as pessoas se engajarão na mesma intensidade que você, e isso irá te frustrar bastante. Não dá para mensurar o nível de engajamento de outra pessoa, pois ela pode estar fazendo o seu melhor e você não se satisfazer com isso. E assim você pode se desinteressar e até menosprezar o esforço alheio, achando que não há reciprocidade realmente.

Resultado: Nos engajamos porque queremos ver o resultado daquilo que desempenhamos, e a falta de resultado faz com que o engajamento perca o sentido, diminuindo o seu desempenho. O engajamento sempre o levará a querer mais, porém não é sempre que irá trazer resultados de imediato.

Realização: Ver que o seu engajamento está dando frutos para a sua vida o faz sentir-se realizado. Porém, em algumas situações da vida, mesmo com bons resultados, é comum deixar de valorizar as atuais conquistas e ir em busca de algo novo, que te traga mais realização.

Desistência: E continuando o item acima, às vezes surge o questionamento: Porque insistir em algo que não me completa? E com isso você começa a desistir de tudo e a continuar se desencantando com aquilo que já foi conquistado.

Para combater os perigos ocultos do engajamento, dois comportamentos são fundamentais:

Avaliação: Avalie sempre os desempenhos e resultados de suas ações. Não se engaje pelo reconhecimento das pessoas, busque sempre fatores que você pode controlar. Somente isso poderá lhe trazer a verdadeira realização.

Velocidade: Percebeu algo que pode melhorar os seus resultados, então faça. Mude suas estratégias com velocidade.

Um abraço,
Ale Prates



9 comentários realizados

  1. Zaianedutra diz:
    Postado em 7 de novembro de 2018

    Excelente artigo.

    • Alexandre Prates diz:
      Postado em 9 de novembro de 2018

      Obrigado Zaiane! Espero que eu esteja contribuindo de alguma forma para você se manter engajada! Você já faz parte da minha lista VIP? http://engajamento.alexandreprates.com.br/ sempre dou dicas exclusivas. Um abraço

  2. Postado em 7 de novembro de 2018

    Ale, tudo bem?
    Realmente o que mais me traz de situação frustrante é a falta de engajamento do outro, e o que mais acontece comigo é a desistência como unica saida, ai te pergunto, dar um passo pra trás as vezes ajuda ou se não mudar o comportamento e mente ssmpre ira acontecer esse tipo de situação?

  3. Marcos Antônio diz:
    Postado em 7 de novembro de 2018

    Excelente muito proveitoso. Parabéns

    • Alexandre Prates diz:
      Postado em 9 de novembro de 2018

      Muito obrigado Marcos, fico feliz que tenha gostado! Meu objetivo é sempre compartilhar o conhecimento. Você já faz parte da minha lista VIP? http://engajamento.alexandreprates.com.br/ sempre dou dicas exclusivas. Um grande abraço

  4. Postado em 7 de novembro de 2018

    Adorei! Obrigada por compartilhar…

    • Alexandre Prates diz:
      Postado em 9 de novembro de 2018

      Silmara, que bom que gostou! Meu objetivo é sempre compartilhar o conhecimento e ajudar de alguma maneira o engajamento das pessoas. Um grande abraço

  5. Romulo Camilo diz:
    Postado em 8 de novembro de 2018

    Alê, fera demais esse artigo!

    Vivencio tudo isso diariamente e esse artigo organizou as minhas ideias.

    Obrigado e continue nos inspirando!
    Abraço, amigo!

    • Alexandre Prates diz:
      Postado em 9 de novembro de 2018

      Grande Romulo! Fico feliz em ajudar a organizar as suas ideias. Vamos em frente! Um grande abraço meu amigo!

Deixe seu comentário

Voltar