Presença: um tesouro em suas mãos. | Alê Prates

Presença: um tesouro em suas mãos.

BLOG

09/01/2019
Alexandre Prates
Sem categoria
4 comentários

“Me dói quando não consigo buscar meu filho na escola ou quando não estou presente em seu campeonato de natação. Quando minha esposa me manda uma mensagem perguntando o horário que chegarei em casa, me sinto culpado…”

Há um tempo atendi um executivo que relatou seus conflitos referente a sua família. Ele havia conquistado grandes feitos profissionais, mas não estava totalmente feliz.

Logo que ouvi esse relato acima, questionei: Quando está em casa, nos momentos com a sua família, como está a sua participação? Ele parou por alguns segundos e respondeu: “na maioria das vezes a minha cabeça continua no escritório.”

O executivo não conseguia marcar presença em nenhum dos âmbitos da sua vida. Quando estava no escritório, sua presença dividia a atenção com a sua culpa por não estar em casa. E quando estava em casa, sua presença competia com as preocupações do escritório.

As pessoas estão presentes, mas não praticam a presença!

A presença é o nosso maior patrimônio e estamos negando essa riqueza. Quando estamos presentes, a nossa participação é intensa e começamos a transitar pelo ciclo virtuoso do engajamento. E sem a presença, a nossa participação é totalmente ineficiente, já que é dividido o nosso foco para duas ou mais coisas e essa divisão de atenção é difícil de administrar.

As pessoas estão perdendo a capacidade de prestar atenção nos detalhes. Gosto sempre de dar o exemplo do uso dos celulares. Há 10 anos não existiam esses aparelhos para concorrer com a nossa presença. Só que agora, é impossível você não conhecer uma pessoa que não mexa no celular enquanto conversa com a outra. Virou hábito de olharmos sempre o celular.

O que rouba a sua presença quando está jantando com alguém? Quando está curtindo o momento com o seu filho? Quando está participando de uma reunião? Ou fazendo um relatório?

Aproveite o início do ano para refletir as suas atitudes, organizar a sua participação e praticar a única solução existente: desenvolver a presença!

Defina os seus horários e busque planejar a melhor forma de estar presente em todos os contextos da sua vida: seja com a família, amigos, trabalho, saúde etc. Praticar a presença fará bem para a conquista do seu engajamento.

Um grande abraço,
Ale Prates



4 comentários realizados

  1. Postado em 10 de janeiro de 2019

    Verdade, muitas vezes não estamos presentes como queríamos, gostaria muito de aprender mais com vc, sinto que quero trabalhar dessa forma engajando pessoas

    • Alexandre Prates diz:
      Postado em 15 de janeiro de 2019

      Andreia, vamos em frente então! Em março farei uma palestra de lançamento do meu livro e você é minha grande convidada! Saiba mais aqui: https://palestra.alexandreprates.com.br/ e vamos engajar mais e mais pessoas! Um grande abraço

  2. Maria Leomar da Silva diz:
    Postado em 11 de janeiro de 2019

    Verdade queria ser mais presente:(

    • Alexandre Prates diz:
      Postado em 15 de janeiro de 2019

      Maria Leomar, saiba que nunca é tarde para mudar isso! Em breve farei uma palestra de lançamento do meu livro, na qual você aprenderá sobre as transformações que o engajamento promove em todas as áreas da vida. Saiba mais aqui: https://palestra.alexandreprates.com.br/

Deixe seu comentário

Voltar